Powerhouse, Casa de Força [ou como já conhecemos] CORE, são nomenclaturas usados para indicar o conjunto de músculos que estabilizam e protegem a coluna dos impactos no nosso dia a dia, seja nas atividades rotineiras de trabalho e lazer, ou na prática esportiva.
Os músculos que compõem o "POWERHOUSE" são o diafragma, o transverso, o assoalho pélvico e o multífidos...também fazem parte os oblíquos interno e o externo, glúteo e o quadrado lombar...em uma linguagem mais simples e conhecida por todos, são os músculos do abdômen, das costas, do períneo e mais o diafragma [músculo que auxilia na respiração].
Vamos imaginar literalmente uma “casa”, igual àquela que desenhamos quando criança, e imaginar que a coluna mora dentro dessa casa.
Pensando em uma pessoa de perfil, a parede da frente da casa é composta pelos músculos abdominais. A parede de trás, pelos músculos posteriores do tronco. O assoalho da casa é a musculatura do assoalho pélvico [que sustenta a coluna por baixo] e o telhado da casa é formado pelo músculo diafragma. Que tem o formato anatômico de uma cúpula, e termina de formar a imagem de uma “casa”, como representado no desenho.
Como esses músculos precisam ser FORTES, para protegerem nossa coluna dos impactos do dia a dia, chamamos esse conjunto muscular de “CASA DE FORÇA” ou "POWERHOUSE". Já haviam imaginado isso???
Por isso a importância [tão falada hoje em dia] de se ter uma “CASA DE FORÇA”. Porque são esses músculos que irão proteger nossas articulações do impacto do dia a dia, da prática esportiva!!!
Se você está com a "POWERHOUSE" forte e estiver em uma fase da planilha de treinos muito intensa, provavelmente irá conseguir cumpri-la sem se lesionar ou sem se queixar das já tradicionais dores pós treino.
E como garantir que a nossa "POWERHOUSE" esteja realmente forte e nos proteja?
Precisamos complementar toda a prática esportiva, seja ela qual for [Natação l Ciclismo l Corrida l Triathlon ou qualquer outro esporte] com fortalecimento muscular específico.
Ele pode ser realizado em treinos de pilates, musculação, em exercícios localizados...desde que com uma rotina constante, e não de forma esporádica.
Falaremos de como fortalecer o "CORE" l "POWERHOUSE" com algumas dicas de exercícios, em um próximo post, mas primeiro era importante falar um pouco sobre essa região e sua importância.
Costumo fazer uma analogia dizendo que os músculos do "CORE" são como os amortecedores do carro...Precisam estar em ótimo estado para não sentirmos o impacto dos buracos na estrada, com esse conjunto muscular é a mesma coisa, precisam estar fortes para amortecerem o impacto do esforço nas nossas atividades, sem deixar que as articulações sofram.
Então bora fortalecer???
Cintia Bellini l Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates na Bonserá Pilates @bonserapilates